Informações » notícias
item
 
item item item
item

Afinal, O que é GRP?

Definição
O GRP é a sigla para Gross Rating Point, e na realidade significa que a uma informação se atribui pesos, segundo um critério pre-estabelecido.

No caso da implementação do GRP pela Crowley o peso utilizado é a audiência da rádio. E não somente a audiência total da rádio! Utiliza-se a audiência hora a hora da rádio que varia ao longo do dia.

Além dos números
Os relatórios de execução trazem a informação, rádio a rádio ou totalizada, de quantas vezes a música foi ao ar. Porém, uma questão não respondida por esses relatórios é como ela foi ao ar e uma estimativa de quantas pessoas eventualmente foram impactadas por cada execução.

Seleção de grade X Audiência
Uma das formas que existe de se qualificar a execução de uma música é fazer a seleção da grade de rádios a constar dos relatórios de modo a ter, por exemplo, as 12 rádios melhor posicionadas nas informações de audiência. Esse critério, sem dúvida, aumenta substancialmente a qualidade da informação, porém já há ferramentas que podem melhorar ainda mais esse modelo.

A audiência de cada rádio, como na televisão, varia minuto a minuto, isto é, eu posso ter 800.000 pessoas na cidade de São Paulo escutando uma rádio às 14:35 e às 14:36 esse número pode ter modificado para 795.000. O que se tem disponível hoje no mercado é a audiência hora a hora e essa é utilizada para se fazer os relatórios com GRP.

Critérios
Os relatórios com GRP são confeccionados observando as 4 variáveis abaixo:

  • Mercado
  • Execução
  • Rádio
  • Audiência na hora da execução
Metodologia
Os relatórios são confeccionados seguindo a metodologia exemplificada abaixo e têm sua classificação de ranking baseados nesse índice.

Imaginemos que uma música x é tocada em duas rádios:

  • 2 vezes na Rádio Teste e as execuções foram nos horários 8:20 e 16:50
  • 2 vezes na Rádio Fictícia e as execuções foram nos horários 9:40 e 18:10
No relatório de execuções esta música totaliza 4 execuções.

No relatório de GRP calcula-se da seguinte forma:


Rádio Horário Audiência na hora GRP
Rádio Teste
8:20
4,20
4,20
16:50
3,70
3,70
Rádio Fictícia
9:40
0,70
0,70
18:10
0,50
0,50

Portanto, o total de GRP das duas execuções na Rádio Teste deu um índice GRP de 7,90 para estas duas execuções ao passo que as mesmas duas execuções atingiram um GRP de 1,20 na Rádio Fictícia.

Comparação entre rádios

Isto que dizer que as duas execuções na Rádio Teste atingiram um público 6 vezes maior que o das mesmas duas execuções na Rádio Fictícia.

Comparação dentro da mesma rádio

Além disso, dentro da mesma Rádio Teste, podemos observar que se uma música for executada às 8:20 da manhã ela atingirá um público 14 % maior do que se ela for tocada às 16:50.

Maiores Informações:
imprensa@cbab.com.br


voltar

item