Publicado na Revista Rádio&TV Janeiro/Fevereiro/Março - 2004

ABERT assina convênio com empresa de monitoração eletrônica de rádios

A Crowley Broadcast Analysis do Brasil é uma empresa multinacional especializada em monitoração eletrônica de rádios, presente nas 10 principais cidades do país, atuando no Brasil desde 1997. Através da utilização de tecnologia digital, a empresa monitora atualmente mais de 265 rádios em todo o território nacional. Ao celebrar o convênio com a ABERT, a Crowley passa a oferecer seus serviços gratuitamente às emissoras associadas à entidade.

O principal serviço oferecido é a monitoração da publicidade veiculada pelas emissoras. Esse serviço viabiliza para o setor a compra de mídia por parte dos grandes anunciantes nacionais que exigem comprovação por empresas de auditoria independente. O governo Federal, por exemplo, só poderá veicular, a partir deste ano, campanhas publicitárias em emissoras que comprovem a veiculação da publicidade contratada.

Esse serviço também tem o objetivo de prover o mercado publicitário com informações ágeis e de alta confiabilidade no que tange à efetiva veiculação das campanhas contratadas junto às emissoras de rádio, promovendo, dessa forma, a maior credibilidade do meio.

Para o diretor da Crowley do Brasil, Paul Smith, a monitoração eletrônica representa o fim do principal empecilho para que o meio rádio se equipare à TV e às mídias impressas. Além disso, ele destaca que as emissoras cadastradas no banco de dados da Crowley passam a fazer parte do portifólio da empresa que é distribuído a todas as agências de publicidade do país. “Certamente traremos novos anunciantes para o meio rádio, especialmente para as pequenas emissoras espalhadas pelo Brasil que representam a capilaridade e a segmentação da informação”, avaliou Smith.

A empresa multinacional Crowley Broadcast Analysis vai monitorar a publicidade veiculada nas emissoras associadas à ABERT

Paulo Machado de Carvalho Neto, presidente da ABERT, e Paul Smith, diretor da Crowley do Brasil, assinam convênio de cooperação

Como Funciona?

Desde 26 de janeiro, as associadas à ABERT estão preenchendo um cadastro no site da Crowley – www.cbab.com.br – para aderir ao Convênio. Com isso, as emissoras adquirem gratuitamente o direito de uso do software de monitoração que fará a gravação do que é efetivamente irradiado pela emissora. Além de possibilitar a checagem das campanhas publicitárias contratadas, o software também substitui o comumente denominado “gravador de censura”, ou seja, permite a gravação e o arquivamento da programação irradiada pelo período determinado na legislação.

A cada semana, as emissoras cadastradas devem enviar a gravação da programação que será processada para o reconhecimento das campanhas e armazenada digitalmente nos arquivos da Crowley por até seis meses. O objetivo da ABERT ao celebrar o convênio com a Crowley é possibilitar que as emissoras de rádio tenham novas possibilidades de faturamento com o acesso aos grandes anunciantes: “O fato de uma emissora ser auditada é fator determinante para o processo decisório do plano de mídia de grandes anunciantes”, afirmou o diretor da Crowley no Brasil, Paul Smith.

Para o presidente da ABERT, Paulo Machado de Carvalho Neto, ao constar da relação de rádios monitoradas, as emissoras associadas à ABERT terão acesso às maiores agências e anunciantes do país, podendo aumentar seu faturamento. “Com esse convênio, aumentaremos a confiabilidade do meio rádio. Quantas vezes já ouvimos o argumento de que não se anuncia em rádio porque não há como provar a veiculação da campanha? A partir de agora, isso já não terá mais fundamento”, concluiu.

E o melhor de tudo é que esse novo serviço não gera novas despesas para o radiodifusor, mas coloca a rádio em uma posição de vantagem competitiva uma vez que sua entrega acaba sendo certificada por uma empresa de auditoria independente.

SECOM já está ciente do convênio da ABERT com a Crowley No dia 2 de fevereiro, a ABERT informou, por meio de ofícios enviados ao Ministro Luiz Gushiken e ao Secretário Adjunto da SECOM Marcus Vinicius Di Flora, a celebração de convênio com a empresa Crowley Broadcast Analysis do Brasil Ltda., especializada e com vasta experiência em monitoração eletrônica de emissoras de rádio. O referido convênio objetiva, dentre outros, dotar as emissoras de rádio associadas da ABERT de instrumentos capazes de efetivamente comprovar a veiculação de campanhas publicitárias, considerado um dos entraves a ampliação da participação do meio rádio no mercado publicitário. A adesão ao convênio pode ser feita pelo site www.cbab.com.br .

A Revista Rádio&TV é uma publicação bimestral da ABERT - Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, podendo ser acessada na íntegra no site www.abert.org.br .